Falar sobre meio ambiente costuma estar atrelado a dois clichês enganosos: o primeiro diz respeito a pensar o meio ambiente como algo do qual não fazemos parte, e o segundo está relacionado a entender a conservação ou destruição do meio ambiente como pautas que pertencem apenas ao rol dos interesses dos políticos ou ambientalistas. Fato é que somos atores importantes na manutenção do equilíbrio desse todo e as nossas ações, tanto individuais quanto coletivas (políticas públicas), impactam positiva ou negativamente o nosso habitat.
Hoje, dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, tem como objetivo chamar atenção da população para os problemas ambientais e motivar reflexões e iniciativas de preservação dos recursos naturais. Num Brasil que vem batendo recordes de desmatamento, flexibilizando a legislação ambiental e liberando indiscriminadamente novos agrotóxicos, os motivos para comemorar praticamente inexistem. Porém, esse cenário torna ainda mais urgente buscar construir pontes de diálogo sobre as questões ambientais e a necessidade de preservação dos nossos recursos.
E nessa tentativa de instigar o diálogo e motivar reflexões sobre sustentabilidade resolvi começar pela parte que nos cabe, a nossa responsabilidade ambiental. Pensando nisso separei algumas práticas simples que podem ajudar a tornar a nossa rotina mais sustentável e reduzir o nosso impacto no meio ambiente. São elas:
- Economize água e energia elétrica.
- Considere trocar os absorventes descartáveis por coletores menstruais ou absorventes reutilizáveis.
- Separe o seu lixo e procure unidades de descarte para determinados resíduos como baterias, pilhas, óleos.
- Adote um copo ou uma garrafinha
- Diminua o consumo de carne - Já ouviu falar na campanha “Segunda sem carne”? A iniciativa visa conscientizar os consumidores a respeito do impacto que os produtos de origem animal têm sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e sobre o planeta. Tirando a carne do cardápio pelo menos um dia na semana além de ajudar a natureza ainda nos dá a oportunidade de descobrir novos sabores.
- Repense os seus hábitos de consumo - Está na hora de colocar em prática o consumo consciente.
- Reduza o consumo de plástico - Use sacolas retornáveis ou peça caixas de papelão no supermercado, por exemplo.
- Priorize alimentos orgânicos e provenientes da agricultura familiar – Agrotóxicos além de prejudiciais a nossa saúde, poluem o solo e os rios.
- Inspire familiares e amigos a fazer o mesmo – Vamos criar aquela corrente do bem em prol do nosso planeta? Converse e estimule diálogos sobre mudanças de hábitos que estão ao nosso alcance como essas que listei.
Obrigada por estar aqui!
Imagem: Freepik
0 Comentários